quinta-feira, março 17, 2022

Final FcD 2022



Como já vem sendo hábito, no sábado passado, reuni com amigos meus (fãs e adeptos do Festival da Canção, da Eurovisão e cenas conexas), para assistir à grande Final do Festival da Canção 2022. Não foi ao vivo, porque não tenho "conhecimentos" para tal, para foi em direto na RTP 1. Assim, desta forma, juntando ainda a minha falta de tempo para produzir uma análise mais compostinha e a publicação de outros assuntos mais importantes que me tiraram o sono, está justificada a minha ausência por estas bandas - pelo menos no que diz respeito a esta temática.   

Devo dizer-vos, que achei esta Final a mais fraquinha dos últimos tempos. No espetáculo propriamente dito, e não nas canções a concurso. Estava à espera de uma entrada mais pujante, mais apoteótica, mais memorável e pronto… só tivemos direito "àquilo". Pese embora que todos saibamos que a Eurovisão é política, mas que todos fingimos que não é, esperava algo mais forte em relação à invasão da Ucrânia pela Rússia. Mais tcharan. Que causasse mais impacto e nos deixasse com um nó na garganta para desatar durante vários dias. Algo que inequivocamente demonstrasse, que apesar de tudo, a música faz toda a diferença e que fosse uma mensagem de esperança, não para nós, mas para o povo ucraniano. 

Sobre as propostas que tínhamos a votação, não ganhou a minha favorita. De longe. Apesar de ter estado muito melhor (mas muito mesmo) do que na semifinal (e na versão estúdio), e de estar viral no Spotify, a Maro não me conquistou. Não me convenceu. Ainda hoje não senti o clique - apesar de ter ficado vidrado na sua interpretação realizada em Avinyó. Mas acompanharei, como faço sempre aliás, a canção Portuguesa na Eurovisão. Sou orgulhosamente "Tuga", embora não acredite num lugar muito destacado para Saudade, Saudade. Será o que tiver que ser.     

O mais engraçado deste Festival: o "Ó Pá Vá Lá", com o Vasco, a Mena, a Inês, os concorrentes de 2022 e os Black Mamba. O que achei que não fazia falta: o Van Der Ding. E pronto. Venha 2023. 

2 comentários:

  1. Não me irei pronunciar lololololol muito menos acerca da música que Portugal vai levar, por minha culpa, não percebi metade do que ela cantava, mas creio que tem haver com a minha surdez.

    Concordo com a Participação de Portugal na Eurovisão, mas quando é tudo mais do mesmo
    enfim, é o que temos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, ela parece que tem berlindes na boca LOOOL Primeiro que percebesse que a primeira parte da canção era em inglês, ainda demorei um bocadinho. Mas tive que ir ler a letra, porque não percebi patavina do que ela leu - a não ser Saudade.

      Eliminar