Na maioria das vezes, não me lembro porque é que abandonei a blogosfera. Tenho aqueles momentos de esquecimento fugaz sobre as coisas más, e só consigo recordar as coisas boas. Mas quando o faço, há sempre algo que me lembra porque o fiz. O porquê de ter perdido o interesse. O porquê do afastamento. O porquê de ter encerrado espaços e ter ido para outras paragens. Bem sei que no processo, cometi alguns erros, deixei cair um pouco a vedação do anonimato, perdi alguns amigos, tive alguns conflitos e algumas pessoas deixaram de me falar porque deixei de escrever (um dia, ainda vou tentar perceber esta parte). Ainda assim, tenho a certeza que tomei a decisão certa, na altura certa.
Hoje, também estou absolutamente confortável em ter começado um blogue novo, após anos de afastamento. Após um período de uma paragem algo forçada, mas que no fim, se revelou necessária. Para me reencontrar. Para me recentrar. Para crescer. Para que pudesse construir um conjunto de regras e normas, que balizassem futuras intervenções. Esclareci comigo mesmo, aquilo que desta vez não quero que aconteça. Não quero repetir os erros do passado, que me "obrigaram" a emigrar para fora do mundo dos blogues. De um mundo onde me sentia confortável. E onde tive momentos felizes.
É curioso, porque eu “dei a cara” neste exacto momento, partilhando o meu canal de YouTube recém-criado, e que hoje até teve destaque na imprensa galega (no Portal Galego da Língua, um dos mais conhecidos da Galiza). Já não temo a exposição, o ser conhecido. Não somos todos iguais, claro. Cresci, passei a ter outros interesses. Sair de casa, do país, também ajudou a derrubar os muros entre a pessoa que sou, comunicativa, e aquela que ainda teimava em manter o seu anonimato.
ResponderEliminarA blogosfera, o que te posso dizer? Que fiz imensos “inimigos” talvez nos últimos dois anos, porque tive a coragem de dizer o que muitos pensam e ninguém diz, porque creio que uma caixa de comentários não deve existir apenas para escrever frases feitas, do género “ai, escreves tão bem”, “és bestial”, e acredita: os que mais dizem que isto é uma Eurovisão são os que mais agem assim. Isto está cheio de egos a transbordar, de gente mal resolvida, infeliz, que nem sei por que motivo mantêm uma caixa de comentários se o que querem são cócegas ao ego. Enfim.
Olha, sei quem és, claro, e desejo-te muito boa sorte! És um bom tipo, educado. Simpatizo contigo, sempre simpatizei.
1. Não tenho nada contra, nem a favor, relativamente à exposição. Cada um sabe de si. No meu caso particular, eu já sabia que a partir do momento que perdesse um pouco do anonimato, as pessoas iriam começar a ler as coisas e a entendê-las como "recados", e na maioria das vezes, não tinha nada a ver com nada. Mas aconteceu. E eu nunca quis ser nenhuma vedeta "blogosférica".
Eliminar2. A blogosfera de há muitos anos atrás é diferente desta. Muitos foram, alguns voltaram, poucos ficaram. Já não reconheço o ambiente, mas é normal que assim seja. Também saí, e quando regressei não estava à espera que as coisas permanecessem iguais. É claro que com a questão da pandemia, pensei que tivesse existido uma explosão de blogues LGBTI+, mas não verifiquei isso. Houve mais pessoas dedicadas a criar contas de OnlyFans (vendendo vídeos pessoais, íntimos e de pornografia), do que blogues. Talvez seja um sinal dos tempos. Talvez seja um sinal de modernidade. Não sei. Mas também não quero que vejam este comentário como crítica, porque mais uma vez, lá está, cada um sabe de si.
3. Eu apenas comento quando acho que faz sentido. Se tiver que discordar, discordo, mas não vou alimentar discussões virtuais, até porque também já deixei de comentar notícias de órgãos de comunicação social por esse motivo, até porque acabava sempre em falta de educação com muitos insultos à mistura. E os egos valem o que valem. Acho que devemos também perceber, o que cada um pretende, ou pretenderá, com o facto de ser dono de um blogue. Pessoalmente, apenas quero escrever sobre coisas que por vezes não tenho oportunidade de falar no meu dia a dia. Fica mais fácil por vezes soltar aqui, do que telefonar a alguém para dizer o que quer que seja. Mas como já escrevi, no passado cometi alguns erros a respeito disso, e não pretendo voltar a cometê-los.
4. Sobre inimigos "blogosféricos" não sei se os tenho. Sei, e como é natural, haverá pessoas que não gostam de mim. E convivo bem com isso. Ninguém é unânime. O que me mói, é as pessoas não gostaram de mim só porque sim. Para eu entender esse sentimento tenho que perceber o motivo. Tem de haver um motivo. E embora tenha de acreditar nisso, não sou ingénuo. Há pessoas que nos odeiam só porque sim. Há pessoas que deixam comentários anónimos a querer diminuir-nos, ou mesmo faltar-nos ao respeito, só porque sim. Mas nessas circunstâncias acho que isso diz mais de quem tem esse tipo de atitudes, do que mim próprio.
5. E apesar de hoje viver sobre o pseudónimo de uma nova personagem, julgo que até estou bastante identificável. :P
E obrigado pelas tuas palavras, Mark'zinho. Devolvo-te a sorte que me desejas em triplo. Já que vi estás a viver uma aventura por terras galegas, acompanhando e não há nada mais bonito que isso. Uma jornada acompanhada. E vamos dinamizar esta blogosfera que bem precisa. Juntos, seremos sempre mais fortes - e nunca será nenhum cliché dizer isto.
Vicissitudes da vida, ainda bem que voltaste
ResponderEliminarA vida é o que tiver que ser, no momento que tiver que acontecer. Obrigado <3
EliminarAgora fiquei curioso...
ResponderEliminarCom o quê?
EliminarCom a tua anterior identidade... se és "antigo" eu devia seguir-te...
EliminarMas ainda tens dúvidas? :P Fui um dos responsáveis pelo teu "coming out blogosférico" :P AHAHAHAHAH
EliminarEstou perdido...
Eliminarhttps://www.youtube.com/watch?v=zbYcte4ZEgQ :P
EliminarPrecisas de um mapa ou um calendário para te situar no tempo? :P
Eliminarestou em choque...
EliminarAHAHAHAH Também não será motivo para tanto :P Digo eu :P
EliminarWalking dead :p
EliminarUffa... não sou o único com a cabeça nas nuvens Shoes, obrigado!
ResponderEliminarVocês são muito distraídos! AHAHAH Acho que será da idade :P
EliminarAcho que o Shoes estava apenas distraído a olhar para os sapatos... 😁
ResponderEliminarOu a fazer contas à vida, por causa da casa nova :P
Eliminar